quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tulasi Devi a Amada de Krishna





Uma das servas mais íntimas de Krsna vem em uma forma especial para nos abençoar com a fortuna extraordinária.
Os devotos de Krishna adoram uma pequena árvore. Mas ela não é uma árvore comum. Ela é Tulasi Devi, planta favorita de Krishna. 
Tulasi tem delicadas folhas roxas e verdes, pendões de flores como torres do templo em miniatura, e uma prisão de fragrância doce, famoso por atrair as mentes dos iogues ao serviço de Krsna. 
Madeira Tulasi é esculpida nas contas de japa em que nome devotos cantam Krsna. Devotos usam fios de contas de Tulasi ao redor de seus pescoços. Suas folhas e flores decoram a Deidade de Krsna no templo e são colocados no alimento oferecido a ele. Ela tomou a forma de uma árvore para que todos, até mesmo a pessoa mais pobre, possa oferecer algo maravilhoso para Krishna. 
Meu fascínio com Tulasi Devi começou logo após a reunião Srila Prabhupada em 1967. Eu procurei lojas indianas toda a Nova York para encontrar um conjunto de contas de Tulasi Japa. Um homem inteligente me vendeu contas de pau-rosa, assegurando-me que eram Tulasi. Quando me apresentou para Srila Prabhupada, ele segurou-os e olhou para elas com controle, então simplesmente disse: "Não, não Tulasi." Mas ele cantou com elas de qualquer maneira. 
Mais tarde, em 1968, quando eu estava limpando o quarto de Srila Prabhupada achei suas contas de Tulasi japa deitado fora de seu saquinho e perto de sua almofada. Eu cuidadosamente coloquei de volta em seu saco, eu era fascinada por seu toque suave e brilho dourado. Eles eram grandes, contas redondas, brilhantes de anos de uso, com uma qualidade mística que ainda permanece em minha mente. 
Em 1969, Srila Prabhupada me enviou a Honolulu para abrir um templo. Passei muito tempo na biblioteca de pesquisa da Universidade do Havaí, do Centro Leste-Oeste. Eu encontrei muitos textos antigos da Índia, alguns por guru Srila Prabhupada e outros Vaisnavas. E eu encontrei informações sobre Tulasi Devi seus nomes botânicos, sua história, e as formas de crescer ela. Meu desejo de plantar Tulasi se tornou uma obsessão, e de alguma forma eu consegui sementes da Índia. 
O primeiro conjunto de sementes não cresceram. Eu diariamente adorava o um pequeno broto verde que via brotar até que se tornou dolorosamente evidente que era uma folha de grama. O segundo lote de sementes deu frutos, no entanto, minúsculos em forma de coração mudas se espalharam, suas folhas delicadas em nossa casa em Honolulu. Esse foi o começo. 
Eu ainda não sei por que cresce Tulasi, foi importante para Srila Prabhupada ou sua missão. Mas quando eu mais tarde, apresentei duas Tulasi pequenas para ele em Los Angeles, ele ficou encantado. Ele segurou um dos pequenos vasos na mão por um longo tempo, olhando para a muda de sete polegadas, notando que ela era de fato Srimati Tulasi Devi. 
Prabhupada falou sobre e sobre as glórias de Tulasi Devi, e ele estava com o espíritos alegre! Servo de Srila Prabhupada, Kartikeya Dasa, ficou atônito. Mais tarde, ele me disse que ele não tinha visto Srila Prabhupada tão alegre e feliz em mais de um ano. 
Em um ponto, Srila Prabhupada nos disse que Tulasi Devi foi uma grande devoa do Senhor Krishna, e que seu marido, um demônio, foi morto por Krishna. Então Prabhupada parou e ficou pensativo. Minha intuição era de que ele havia nos dado tanto quanto poderíamos, então, compreender. 
Assim, a minha compreensão tornou-se bastante básica: de alguma forma, crescendo Tulasi Srila Prabhupada ficou muito, muito satisfeito. Isso foi o suficiente. Eu continuei a cultivar Tulasi plantas em larga escala. Eu escrevi um livro intitulado "Como crescer Tulasi Devi", enviei sementes e folhetos para cada templo, e tentei oferecer aconselhamento e assistência aos devotos em seus esforços para cultivar Tulasi. 
Mais tarde, me deparei com o seguinte significado por Srila Prabhupada no Srimad-Bhagavatam (4.8.55): 
É especificamente aqui mencionadas folhas de Tulasi são muito queridas à Suprema Personalidade de Deus e os devotos devem ter um cuidado especial a ter folhas de Tulasi em cada templo e centro de culto. Nos países ocidentais, enquanto envolvidos na propagação do movimento da consciência de Krishna, nos trouxe grande infelicidade, pois não foi possível encontrar folhas de Tulasi. Estamos muito agradecidos, portanto, a nossa discípulo Srimati Govinda Dasi, porque ela tem tomado muito cuidado para cultivar plantas a partir de sementes de Tulasi, e ela tem sido bem sucedida, pela graça de Krsna. Agora Tulasis estão crescendo em quase todos os centros de nosso movimento.
Só então se tornar verdadeiramente consciente da importância de cultivar plantas de Tulasi. Eu percebi que minha atração inicial para Tulasi e meu desejo obsessivo de plantar Tulasi, embora não inspirados por uma instrução direta de Srila Prabhupada, foram comunicados de dentro do coração do Senhor para agradar e ajudar Srila Prabhupada em sua missão. Eu me senti humilde e alegre que, mesmo na minha ignorância eu tinha sido dada a oportunidade de servi-lo desta forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário