quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Respeito e Aprendizagem sobre Tulasi


Em 1968, antes de Tulasi fez sua aparição no Ocidente, Srila Prabhupada às vezes falava sobre ela. Lembro-me de lhe dizer que na Índia todos a consideram Tulasi sagrada, e ninguém vai cortar ou arrancar-la. Mesmo não-hindus, disse ele, não vai destruir Tulasi para construir uma casa em um local onde ela está crescendo eles vão olhar para um lugar não habitado por Tulasi. Quando Bhaktivinoda Thakura descobriu o local de nascimento do Senhor Caitanya, era tão cheio de Tulasi que ninguém tinha resolvido morar lá, pensando que fosse um lugar sagrado. Mesmo não-hindus consideram que perturbar Tulasis traria má sorte.
 
Vrunda Devi 

Quando Prabhupada foi para o Havaí, em 1971, ele admirava o nosso jardim exuberante Tulasi em frente à entrada do templo. Porque estes Tulasis tinha crescido muito maior do que esperávamos (alguns quase sete metros de altura e com talos de duas polegadas de diâmetro), tivemos um problema. Os ramos de Tulasi estavam começando a cobrir a entrada, e as pessoas inevitavelmente encostavam nela. Falei com Srila Prabhupada e pediu sua permissão para cortar alguns dos ramos. Ele ficou alarmado e exclamou: "Você não pode cortar Tulasi que é a maior ofensa! Você nunca deve cortar ela. Mas você pode amarrar para trás os galhos que estão obstruindo a entrada."
Mesmo depois de amarrar para trás os galhos, Tulasi continuou crescendo, e o problema continuou. Quando disse a Srila Prabhupada que as pessoas tinham de se curvar ao passar pelo arco Tulasi no caminho para o templo, ele ficou encantado. Ele sorriu, seus olhos brilhavam, e ele disse: "Isso é bom. É bom que eles têm de ceder à Tulasi antes de entrar templo de Krsna."
Quando Srila Prabhupada veio para uma visita posterior, ele cuidadosamente entrou no arco Tulasi passando por de lado para evitar tocar  suas folhas e ramos. E enquanto caminhava ao longo da passarela para o templo, que foi forrado com mais plantas de Tulasi, disse a secretária, Syamasundara, "Não pise na sua sombra." Nestas formas Srila Prabhupada mostrou grande respeito por Tulasi Devi.

Em seus livros, também, Srila Prabhupada chamou a atenção para a posição exaltada de Tulasi Devi. Ele escreve em um significado ao Srimad-Bhagavatam (3.16.21):

A deusa da fortuna, Laksmi, às vezes inveja das folhas de Tulasi que são colocados aos pés de lótus do Senhor, pois eles permanecem fixos lá e não se mexem, enquanto Laksmiji, embora estacionados pelo peito do Senhor, às vezes tem que por favor, outros devotos que rezam por seu favor. Laksmiji às vezes tem que ir para satisfazer seus devotos numerosos, mas Tulasi, nunca deixa abandonar sua posição, e, portanto, o Senhor aprecia o serviço de tulasi mais do que o serviço de Laksmi.

Em O Néctar da Devoção, Srila Prabhupada cita o Skanda Purana:
Tulasi é auspiciosa em todos os aspectos. Simplesmente por ver, simplesmente por tocar, simplesmente por lembrar, simplesmente orando para, simplesmente se curvar diante, simplesmente por ouvir falar, ou simplesmente por meio do plantio dessa árvore, é sempre auspicioso. Qualquer pessoa que entra em contato com a árvore Tulasi nas formas acima referidas vive eternamente no mundo Vaikuntha.
 
Srila Prabhupada nos ensinou a nunca pensar em Tulasi como uma planta comum. Ela é um grande devoto de pé diante de nós sob a forma de uma pequena árvore. Ela aparece como uma árvore delicada neste mundo para servir ao Senhor e elevar a sociedade humana.
Tulasi Devi pode ser usada de várias maneiras para agradar o Senhor Supremo, mas nunca para uma gratificante sentidos. Para oferecer Tulasi Devi com um incentivo material para destruir os inimigos, para remover as ansiedades, para fazer medicina será a ponte pela qual se entra nas regiões infernais.
Tulasi Devi veio para o Ocidente para nos dar a oportunidade de servi-la para nosso benefício. Se cuidar muito bem dela, ela pode conceder-nos o amor por Krishna.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário