sexta-feira, 22 de maio de 2020

Tornar-se Serva de Srimati Radhika



(...)
Srila Gurudeva disse,

"A mais alta aspiração de um Gaudiya Vaisnava é tornar-se serva de Srimati Radhika, agindo sob a guia de Sri Rupa Mañjari."

"Qual o específico significado de mañjari?" um devoto perguntou.

"Trepadeiras e flores tem o que é chamado, manjaris." Gurudeva disse.

"A manjari, que é o reservatório de néctar fora da flor, aparece primeiro e se localiza acima da flor. Quando a abelha vem sentar-se na flor e beber seu néctar, as manjaris tremulam.
Krsna é comparado a uma abelha e, Srimati Radhika e Suas expansões de gopi são como as flores, com quem Ele se encontra e, realiza passatempos amorosos.
As servas de Srimati Radhika são as mañjaris.

Embora a abelha não se sente sobre as mañjaris, as mañjaris pulsam em bem-aventurança, sentindo como se a abelha estivesse sentada sobre elas. Tudo que a flor experienciar nesses passatempos, se manifesta nas mañjaris e, é sentido por elas, por isso não há a necessidade da abelha ir direto nelas.
Se a abelha beija a flor, a mañjari sente que 'ah! a abelha me beijou.'

"Na verdade, as mañjaris saboreiam algo especial, algo que nem mesmo as flores experimentam, no sentido de que as flores não tremulam como elas.
As mañjaris de Srimati Radhika experienciam o prazer de serem Suas servas, coisa que nem mesmo a própria Srimati Radhika pode experimentar.

"Em suas orações, Srila Raghunatha dasa Gosvami, aspira por ser uma mañjari, não uma flor.
Ele não quer sakhy-bhava (o humor das amigas de Srimati Radhka, como Lalita e Vishaka, que se relacionam diretamente com Krsna) Voce entende? Aqui reside o valor das mañjaris!!!

"Na nossa sampradaya, ninguém quer ser sakhi de Sri Radha, apenas queremos ser Suas mañjaris. Essa é a maior conquista possível para a jiva, e é a grande meta dos Gaudiya Vaisnavas."

Sri Guru Darsana
vol III pag 479

☆ por Tulasi Devi Dasi 🌹
fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário