quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vrnda Kunda I




Vrinda Kunda é onde Srimati Vrinda Devi é dito para contemplar como ela vai organizar os passatempos diários de Radharani e Krishna. Ao lado de Vrinda Kunda é Gupta Kunda, que é onde Radharani é dito para atender secretamente Krishna. Há uma bela deidade de Vrinda Devi no templo aqui. Ela tem um papagaio amarelo em sua mão esquerda. Este papagaio é dito para voar ao redor Vrindavana e no retorno diz Vrinda Devi que está acontecendo lá. O papagaio é nomeado Daksa e é dito ter um lakh (100.000) discípulos. Vrinda Devi organiza os passatempos em Vrindavana. Tulasi é uma expansão do Vrinda Devi. Paurnamasi é o guru de Vrinda Devi.

História da Vrinda Kunda 

Cerca de cinco mil anos atrás, depois de Krishna e Seus associados acabou Seus passatempos mundanos, bisneto do Senhor, Vajranabha Maharaja, Deidades instaladas de Krishna em todo Vraja. Divindades foram instalados também em Vrinda Kunda. Mais tarde, infelizmente, eles foram desfigurados por invasores muçulmanos e por algum tempo eles desapareceram da vista humana. Hoje, embora Eles não são mais adorados, eles ainda estão dando darshan em um kutir pequeno ao lado do templo principal, sob uma árvore chokara de idade. 

"O tempo que eu sou", diz o Senhor Krishna no Bhagavad-Gita ", o destruidor de mundos." Enquanto os dias, semanas, meses, anos e séculos se sucedem, as civilizações ascensão e queda ea superfície de mudanças na terra. Até o momento Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu na Terra em 1486, todos os locais de passatempos do Senhor Krishna infância foram profundamente enterradas sob as selvas que cobrem a terra de Vraja. Portanto, Sri Caitanya Mahaprabhu instruiu Srila Rupa e Sanatana Gosvamis para escavar os lugares perdidos de peregrinação em Vraja, o que eles fizeram. Senhor Caitanya próprio visitou as kundas 56 circundantes Nandgaon, incluindo Vrinda Kunda e Kunda Gupta. Então, em algum momento entre as invasões muçulmanas e da virada do século XX, Vrinda Kunda novamente desapareceu de vista humano. 

Por volta de 1920, o grande erudito e santo Vaisnava Baba Madhava Dasa nasceu em uma família brahmana muito elevado. Um residente de Vraja Dhama há mais de 50 anos, ele passou a vida inteira como um sadhu. Ele também atuou como líder da reforma de fogo. Responsável pela proteção de muitos locais sagrados de Krishna-lila, ele salvou Pavana Sarovara de ser drenado por desenvolvedores de terra. Baba Madhava também resgatou Kalavata Hill, que tem as pegadas sagrados do Senhor Krishna, e 11 outras montanhas sagradas em Vraja da ganância cega de desenvolvedores de terra e construtores de estradas. (Funcionários do governo, desconhecem o significado espiritual desses sites, foram leiloando-os para os construtores da estrada a ser cortada como matérias-primas). Baba Madhava Dasa também preservou a santidade do caminho parikrama Govardhana com sucesso adversária, em nome de muitos sadhus da área, uma linha ferroviária proposta que teria dividido o Govardhana caminho parikrama. 

Para embelezar a terra de Vraja, Baba Madhava Dasa regularmente tem Vaisnavas ricos para doar centenas de árvores de flores, frutas e madeira de sândalo, que ele, então, organizar a ser plantada em vários locais sagrados, como os belos jardins de Radha Krishna Bagh e Bagh em Varshana. Vrinda Kunda, no entanto, é a jóia da coroa de sua vida de serviço ao Dhama sagrado. 

Depois de garantir a propriedade, Madhava Baba conseguiu obter um subsídio do governo para ajudá-lo a escavar as duas lagoas sagradas, Vrinda Kunda e Gupta Kunda. Estudantes da Faculdade de Grau Kishor Raman e uma senhora de Agra também ajudou. Ele, então, construiu um pequeno templo e instalou uma Divindade de Vrinda-devi no dia Jahnava Mata Aspecto no início de 1980. 

A escultura de idade mutilado sob a árvore chokara tinha sido adorada como Vrinda-devi por um tempo muito longo antes da chegada Baba Madhava. De acordo com os moradores, alguns ladrões havia chegado 50 anos antes, roubado a escultura e é armazenado perto Charan Pahari, junto com algumas outras esculturas roubadas. Mas, quando eles trouxeram um pequeno caminhão para levá-los para longe uma noite, até seis ou sete deles juntos não podia levantar a escultura de Vrinda-devi. Então eles deixaram lá. Na parte da manhã um morador viu o murti deitado ao lado do morro e levou-a de volta para Vrinda Kunda. 

Baba Madhava Dasa tinha muitos planos para desenvolver Vrinda Kunda: uma parede composto circundante, um ashram pequeno para sadhus, um templo maior, mais bonita para Vrinda-devi, e jardins exuberantes. 

História Vrinda Kunda depois de ser doado a ISKCON 

O fator tempo, que imperceptivelmente devora a duração de vida de todos os seres vivos, não tem controle sobre Vaisnavas, porque Vaishnavas estão diretamente sob a proteção de seu amado Senhor e ao seu serviço a Ele não é limitado pelo tempo e espaço. Externamente, entretanto, Baba Madhava Dasa parecia tornar-se doente, primeiro com pleurisia, em seguida, o câncer, e por quase um ano ele viveu no hospital TB. Sabendo que ele iria em breve deixar o seu corpo, ele se aproximou de vários babajis para assumir o serviço de Vrinda-devi. Por disposição divina do Senhor todos eles respondeu: "Nenhum homem. Sem dinheiro." Embora alguns deles mais tarde mudou de idéia, Baba Madhava entendido que Sua Divina Graça AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que tinha introduzido o culto de Tulasi-devi todo o mundo, foi o guardião natural de interesses Vrinda-devi, e, assim, ele confiou tanto a adoração de Vrinda-devi e do desenvolvimento da propriedade para os devotos da ISKCON em 1989. 

Cercado por devotos da ISKCON, Baba Madhava Dasa deixou seu corpo mortal em 27 de março de 1990, na Mandir Krishna-Balarama em Vrindavana. Olhando para a bela pintura de Vrinda-devi feita por Govinda Dasi (o devoto da ISKCON primeiro crescer Tulasi-devi), com o rosto brilhando com brilho notável, ele em êxtase voltou à sua casa eterna - os pés de lótus de Vira-devi, o amigo gopi e mensageiro de Vrinda-devi em Vrinda Kunda. 

Desde 1993, Sua Santidade BB Govinda Maharaja, diretor do programa Alimento para a Vida em Vrindavan, tem alimentado 25 sadhus e aldeões pobres todos os dias em Nandgaon. E cada Purnima (uma vez por mês na lua cheia), mais de 400 crianças da aldeia vir a Vrinda Kunda para prasadam almoço. Também por ocasião do casamento Tulasi-devi a shalagrama em Karttika e no dia do desaparecimento de Baba Madhava Dasa na primavera, os devotos realizar um kirtana noite toda com os moradores e cozinhar uma festa para 500 pessoas. 

Todos os anos, durante o Gaura Purnima festival, pelo menos mil devotos de todo o mundo vêm para Vrinda Kunda para tomar banho, festa e orar por residência eterna em Vraja. E cerca de 200 VIHE (Vrindavana Instituto de Ensino Superior) os estudantes completam os seus duas vezes por ano com um parikrama seminários e festa em Vrinda Kunda. 

Em 1998, a Deidade foi novamente roubado. Mas, novamente, ele foi encontrado, uma prova que nunca repetiu Vrinda-devi deixa Vraja, pois é o seu lugar eterno de serviço ao Casal Divino. Embora a Deidade foi novamente colocado em seu santuário, o puja diário é oferecido a um quadro de Vrinda-devi - de acordo com a tradição Vaisnava - até o murti novo é instalado. A Divindade Vrinda-devi novo foi concluído e está esperando seu novo templo a ser construído no momento em que ela será instalada. 

Samadhi Madhava Dasa Baba concluída março 1999 

Em 1992, um punhado de devotos da ISKCON formou o Confiança Vrinda para manter e expandir o culto de Vrinda-devi todo o mundo, desenvolver Vrinda Kunda como um lugar de peregrinação e ajudar a restaurar ameaçadas pontos sagrados em Vraja. Desde Vrinda Kunda foi em grande parte desconhecido e inacessível ao público, uma das primeiras coisas que os devotos fizeram foi mandar para um sinal de estrada branco arenito grande para ser publicado na estrada Nandgaon-Kamyavana antes do desvio estrada de terra que conduz a Vrinda Kunda. 

Sob a liderança de determinada Dina Bandhu Prabhu, um pequeno grupo de Vrinda-bhaktas pacientemente, mas constantemente limpos, aprofundou-se e encheu os dois kundas com água doce Yamuna. Eles construíram novos passos na margem oriental do Vrinda Kunda ea fundação de samadhi Baba Madhava Dasa é à beira de Gupta Kunda. Eles cavaram um de água doce, bem, limpou a terra de árvores espinhosas, plantou hortas e jardins em torno das kundas, consertou três quartos para os devotos que visitam e concluiu a construção de um muro de pedra sólida em todo o acre dois-e-um-metade propriedade. Dina Bandhu Prabhu projetou um portão de ferro forjado bonito, ornamentado com papagaios, que agora enfeita a entrada para Vrinda Kunda. 

O culto da divindade Vrinda-devi instalado por Baba Madhava Dasa disparou para novas alturas como os devotos da ISKCON talentosos costurava vestidos maravilhosos para Vrinda-devi, pintou seu rosto bonito e corpo e cenários encantadores para seu santuário. Vidya mataji vem oferecendo Vrinda-devi roupas bonitas desde 1989. 

12 a 14 de fevereiro de 2003 - ABERTURA DO TEMPLO NOVO EM Vrinda KUNDA 
Instalação (Prana-Pratistha) de Srimati Vrinda-devi 

O antigo templo Vrinda-devi estava em um estado degradado, assim Dina Bandhu Prabhu se juntou com Acyuta Prabhu e procurou o excelente artista que ainda conhece a maravilhosa arte de esculpir arenitos. É incrível ver que esta tradição de Vraja-arquitetura, lembrando-nos do momento em que os seis Goswamis estavam presentes, ainda está sendo mantida. Muitos templos antigos são quase perdida devido aos anteriores proprietários perdendo seu poder e fontes de renda, mas a história Vrinda Kunda é diferente. Aqui uma atualização absoluta ocorreu e isso só é possível por causa do amor genuíno Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada incutiu em devotos como Dina Bandhu para servir Vrinda-devi com este novo templo. Nós só podemos rezar para que este espírito continuará a viver desde Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada desejava que seus discípulos participar: 

1. Corrigindo os lugares quebrados em Vrindavan 

2. Limpeza Vrindavan 

3. Ajudando a restaurar a gloriosa divindade adoração 


Veja tabém a galeria de fotos: http://www.vrindavan-dham.com/vrinda/gallery.php

Um comentário: